De volta à rotina escolar
31 de julho de 2018 Notícias, Portal
DSC_0156

Após alguns dias dedicados a desfrutar do recesso escolar, os educandos matriculados em todos os segmentos de ensino oferecidos pelo Colégio Notre Dame retomaram, na segunda-feira (30), a rotina de aprendizados. Na ocasião, entre abraços e sorrisos, eles festejaram o reencontro com os colegas e os educadores, que os acompanham neste ano letivo.

Para incentivá-los a aproveitar bem as próximas oportunidades para construir saberes, a Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica estimulou-os a fixar um horário diário de estudos extraclasse. Volta às aulas - Colégio Notre Dame (1)O primeiro passo para isso, de acordo com a psicopedagoga, Daniella Maciel, é organizar uma rotina de revisão de conteúdos, levando em consideração as habilidades de cada um. “É importante que os estudantes utilizem estratégias e métodos de estudo adequados. Assim, além de elaborar uma grade de estudos extraclasse e de escolher um local agradável para estudar, que seja longe de qualquer distração, eles precisam identificar de que forma aprendem melhor. Pode ser fazendo resumo, lendo em voz alta ou participando de grupos de estudo”, esclarece a profissional, lembrando, ainda, que a postura em sala de aula é fundamental para uma boa aprendizagem.Volta às aulas - Colégio Notre Dame (2)

A psicopedagoga enfatiza, também, que é importante que os educandos prestem atenção à saúde psicológica, a fim de manter o equilíbrio. “Cada dia deve ser vivido a seu tempo, sem exageros. Se o estudante organizar seus horários, terá tempo para estudar, descansar, aproveitar os amigos e as tantas alegrias da vida”, aconselha.

Além disso, Daniella valoriza a participação da família, durante a retomada da rotina escolar. Segundo ela, os pais devem acompanhar, diariamente, a realização das tarefas, pois, mais do que fixar informações, elas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade das crianças e dos adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>