De forma remota, os objetivos de aprendizagem seguem sendo alcançados
9 de março de 2021 Notícias, Portal
COLÉGIO NOTRE DAME - DESTAQUE

Embora o contexto epidemiológico atual exija que o processo de ensino seja inteiramente transposto para o meio digital, o Colégio Notre Dame segue comprometido com a excelência

colégio notre dame - 02“É uma distância física, mas uma proximidade virtual”. Nas palavras da coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna, encontra-se a perfeita descrição para este momento em que as atividades escolares presenciais voltaram a ser suspensas pelas autoridades competentes, em função do agravamento da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Afinal, nem mesmo os mais jovens entre os educandos matriculados na instituição de ensino deixam de conviver com os colegas e os educadores.

Os encontros on-line voltados às crianças que integram as turmas do Maternal e da Pré-escola, por exemplo, mais que favorecer uma programação complementar aos estudos empreendidos com a supervisão familiar, são permeados por iniciativas que visam estreitar os vínculos afetivos construídos nas primeiras semanas letivas de 2021. site 2Por isso, os educandos são convidados a apresentar aos outros os seus brinquedos preferidos, os seus animais de estimação ou, até mesmo, os seus quartos.

Tendo em vista a faixa-etária abarcada nessa etapa de ensino, as atividades em tempo real têm duração e periodicidade adequadas a cada segmento, além de respeitarem o interesse demonstrado pelas crianças. Por isso, as orientações pedagógicas norteadas pela Base Nacional Comum Curricular são encaminhadas semanalmente aos responsáveis pelos educandos, de modo que, englobadas na rotina das suas famílias, oportunizem a aprendizagem e o desenvolvimento esperados para a idade.

A fim de colaborar com aqueles que assistem as crianças nas suas experiências e descobertas, o corpo docente da Educação Infantil se mantém à disposição por toda a tarde, auxiliando-os a atender às propostas e às suas respectivas intenções pedagógicas.

site 1Já ao imergir no mundo letrado, com o ingresso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o educando se depara com múltiplas oportunidades para desenvolver as mais diversas habilidades e competências.

É com o intuito de assegurá-las que o Colégio Notre Dame também disponibiliza as gravações das aulas ministradas pelos educadores, em uma iniciativa que, conforme a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Daniela Dal’Maso, evidencia a importância de que a parceria já firmada entre as famílias e a escola seja intensificada em prol do aprendizado que, Ano após Ano, é consolidado e ampliado.

site 4Já no período da vida escolar que coincide com a transição da infância para a adolescência, a instituição de ensino oferece  um acompanhamento ainda mais próximo do setor de Psicopedagogia Escolar.

Por meio de projetos que são transpostos para o ambiente digital, o amparo profissional buscar favorecer o entendimento das mudanças biológicas e fisiológicas compreendidas na puberdade.

Além disso, como destaca o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, Márcio Luís Marangon, a aprendizagem remota é marcada pelo uso de ferramentas educacionais que dinamizam a construção de saberes. É o caso dos jogos interativos, comumente explorados nas disciplinas agrupadas na área do conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias.colégio notre dame

Já no Ensino Médio, as aulas síncronas ocorrem tanto pela manhã quanto à tarde, buscando apropriarem-se do ambiente doméstico para que se tornem mais atrativas. A cozinha, como exemplifica a coordenadora pedagógica, Catiúcia Carniel Gomes, transforma-se no laboratório onde, a partir de itens alimentícios, os jovens realizam experiências que lhes possibilitam construir e fixar saberes relativos às Ciências da Natureza.