Conhecendo o mundo da fantasia e da imaginação
7 de maio de 2015 Notícias, Portal
DSC_0034

Estudantes da Educação Infantil do Colégio Notre Dame são apresentados ao Projeto de Leitura

Abrir um livro é empreender uma jornada de descobertas e fantasias, conhecimento e imaginação. A fim de estimular essas viagens, a Rede de Educação Notre Dame desenvolve há 3 anos o Projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, que consiste na leitura e na socialização periódica de obras literárias, adequadas à faixa etária dos participantes, entre estudantes e seus responsáveis, educadores e colaboradores das instituições de ensino.

Notre-Dame (1)No Colégio Notre Dame, até os estudantes de dois anos, matriculados no Júnior, primeiro segmento da Educação Infantil oferecido pela instituição de ensino, participam do Projeto. Mesmo que ainda nem conheçam as letras, eles já têm contato com os livros, através da contação de histórias e de outras atividades lúdicas.

Durante o primeiro semestre de 2015, o livro escolhido para nortear as atividades relativas à leitura é “Soldadinho de Chumbo”, da coleção de Maurício de Souza. Como marco do início do desenvolvimento do Projeto, os estudantes ouviram a história em sala de aula e, após, uniram-se aos colegas das demais turmas do segmento, na segunda-feira (04), para assistir ao vídeo, no qual a narrativa é representada pelos personagens da Turma da Mônica.

Conforme a educadora Silvia Bagattini, as ações que serão desenvolvidas nos próximos meses têm o objetivo de incentivar o gosto pelos livros, integrando os responsáveis nessa missão. “Vamos ter momentos de leitura e de socialização, também com a participação dos pais e responsáveis, para, desde cedo, incluir a leitura e as histórias na rotina das crianças, dentro ou fora da escola”, destaca.

Isso é o que se verifica já na segunda Notre-Dame (2)etapa do Projeto. Nela, a obra, acompanhada por uma latinha e um barquinho de papel, confecionados pelos pequenos estudantes, será, semanalmente, encaminhada a família de um dos estudantes para que façam a leitura. Com essa mesma periodicidade, um estudante entre os de todas as turmas será escolhido para produzir – de maneira livre – uma representação do Soldadinho de Chumbo e da Bailarina.

As personagens recriadas, confeccionadas pelas crianças com o auxílio de seus pais e responsáveis, serão, ainda, expostas à comunidade educativa, no final do semestre.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>