Colégio Notre Dame prepara volta às aulas e anuncia novidades na infraestrutura
21 de janeiro de 2019 Notícias, Portal
IMG_0443

Faltando pouco menos de um mês para que a comunidade educativa volte a frequentar os espaços do Colégio Notre Dame, diversas equipes de serviços gerais, além da equipe pedagógica e de direção escolar, trabalham com o objetivo de operacionalizar melhorias e ampliações na infraestrutura da instituição de ensino. A intenção, de acordo com a diretora escolar, Irmã Elci Favaretto, é tornar o espaço do educandário ainda mais acolhedor aos estudantes e seus familiares, educadores e colaboradores, além de fazer com que a estrutura seja cada vez mais adequada ao pleno desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, em todos os níveis de ensino.

Entre as melhorias que o Colégio Notre Dame colocará à disposição da comunidade passo-fundense a partir do dia 13 de fevereiro – data que marca o início das atividades letivas –, estão duas turmas de Maternal, que passa a ser o primeiro segmento da Educação Infantil. O novo nível de ensino vai receber crianças com 01 ano de idade e contará com salas de aula adaptadas à faixa etária. Além disso, quatro novas salas estão sendo montadas e ficarão à disposição do Melhorias na Infraestrutura - Colégio Notre Dame (1)Ensino Médio que, neste ano, após a implementação do Ensino Fundamental de nove anos, volta a ter turmas de 3ª Série.

Em relação à tecnologia, o principal investimento diz respeito à aquisição de quatro telas interativas que ficarão à disposição dos educadores para serem utilizadas durante as aulas. Conforme o vice-diretor escolar, Vanderlan Lima, os novos equipamentos funcionam como uma grande tela de computador, porém mais inteligentes, já que são sensíveis ao toque. “Tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com essas telas. Durante as aulas, enquanto o docente apresenta o conteúdo programático, poderá navegar na internet com os estudantes, além de criar ou utilizar jogos e atividades interativas”, destaca.

Outra novidade é que, já no início do ano letivo, os estudantes matriculados a partir do 1º Ano do Ensino Fundamental I terão à sua disposição dois novos Cursos Livres: Pilates e Supergeeks. O primeiro consiste em uma modalidade de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade. Já o segundo diz respeito a aulas de programação e robótica, que serão desenvolvidas de modo que os estudantes pensem de forma criativa, raciocinem de forma sistêmica e trabalhem de forma colaborativa na programação e criação de protótipos.

Integral Notre Dame: uma opção complementar ao ensino regular

Uma das principais novidades do Colégio para 2019 é o Integral Notre Dame. Idealizado com o intuito de contribuir, progressiva e sistematicamente, para o desenvolvimento cognitivo, criativo, psicomotor e social dos educandos, o Integral – oferecido, como Atividade Extracurricular, às crianças matriculadas do Junior da Melhorias na Infraestrutura - Colégio Notre Dame (5)Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental – oportunizará que eles vivenciem diversas experiências de aprendizagem, nas quais construirão saberes e desenvolverão habilidades e competências.

Para tanto, como opção complementar ao ensino regular – que poderá ser frequentada por três ou cinco dias semanais -, proporcionará às crianças, das 07h30min às 13h30min e das 18h às 19h30min, a participação em oficinas, como de artes plásticas, artesanato, desenho, expressão corporal, música e pintura, e em aulas de culinária, dança, informática, Língua Estrangeira, robótica e teatro.

Para isso, uma estrutura própria está sendo preparada, em anexo ao Ginásio da instituição de ensino, no antigo prédio da Sociedade de Apoio à Maternidade e Infância (SAMI), para receber os, cerca de, 40 estudantes que devem compor as primeiras turmas do Integral do Colégio Notre Dame.

Educadores participarão de Semana Pedagógica

Para que estejam preparados para receber os estudantes e seus familiares, entre os dias 07 e 12 de fevereiro, os educadores do Colégio Notre Dame participarão da Semana Pedagógica, um período de formação continuada, durante o qual acontece o planejamento para o ano letivo. Naqueles dias, os docentes devem elaborar os projetos pedagógicos e atividades diversificadas multidisciplinares que serão desenvolvidas ao longo de 2019.

Na sexta-feira (08), contudo, juntamente com os funcionários, eles acolherão os colaboradores das outras três instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul – Colégio Notre Dame Aparecida, Escola Notre Dame Menino Jesus e Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel -, para um encontro especial.

Reunidos na sede do Colégio, os educadores e colaboradores irão refletir sobre seu fazer pedagógico enquanto ser humano integral, a fim de que percebam a importância do autocuidado na garantia de sua qualidade de vida. Além disso, os participantes serão envolvidos em momentos de integração e de espiritualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>