Colégio Notre Dame dará início às atividades letivas
9 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
retorno - destaque

colégio notre dameOfertado à comunidade escolar durante o último ano letivo, o ensino híbrido oportunizou que, mesmo à distância, a excelência pedagógica que norteia o fazer educacional do Colégio Notre Dame fosse mantida. Por isso, tendo em vista o cenário epidemiológico vigente, a modalidade continuará sendo disponibilizada aos estudantes que, a partir desta quarta-feira (10), retomarão a rotina de estudos.

Visando assegurar a manutenção do distanciamento interpessoal, preconizado como medida capaz de evitar a proliferação do novo coronavírus, aqueles matriculados a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental poderão frequentar as dependências escolares de forma escalonada, alternando, semanalmente, entre aulas presenciais e remotas.

Os responsáveis pelas crianças matriculadas da Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, puderam optar por atividades exclusivamente presenciais ou totalmente on-line, com início na quinta-feira (11). No dia anterior, contudo, eles participarão de reunião com os docentes e farão, mediante agendamento, a entrega do material escolar utilizado nos próximos meses.

Elencadas no protocolo sanitário elaborado pela Rede de Educação Notre Dame, outras medidas protetivas também foram adotadas a fim de preservar o bem-estar de toda a comunidade educativa, como a verificação da temperatura corporal de todos aqueles que, após a devida desinfecção dos calçados, ingressarem no educandário.

Além disso, a ampla sinalização disposta pelos ambientes escolares estimula a adoção de posturas que devem ser seguidas rigorosamente por todos, como a higienização correta das mãos, a utilização do álcool em gel e o respeito à demarcação de afastamento entre os indivíduos e à orientação do fluxo de pessoas.

Os usos obrigatórios dos equipamentos de proteção individual e de utensílios pessoais destinados à alimentação e à hidratação, assim como a constante higienização das superfícies e a periódica sanitização dos espaços, também farão parte do cotidiano escolar.

Estudos Pedagógicos:
Em preparação para o início do ano letivo, os educadores do Colégio Notre Dame participaram, na segunda-feira (08), de uma palestra sobre o tema “Empatia para relações mais humanizadoras”.

Conduzida pelo filósofo, teólogo e mestre em Educação, Gustavo Balbinot, a reflexão sobre o papel da escuta ativa no processo de ensino marcou o início dos estudos pedagógicos que, tradicionalmente, preparam os docentes para voltar ao contato com as crianças e os adolescentes.

A programação inclui, ainda, o planejamento de ações e projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.