Celebrando o amor, Cantata Natalina retornará ao formato original
13 de maio de 2022 Notícias, Portal

Norteado pelo versículo “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”, o evento se propõe a, novamente, congregar carazinhenses e passo-fundenses em uma celebração dos valores que perpassam o Natal

Muito embora o convite para cantar a alegria de viver não tenha sido silenciado nos últimos dois anos, adequando-se às condições impostas pelo novo coronavírus para que se fizesse ouvir, ao ser entoado por algumas das vozes que integram o coral da Cantata Natalina, na manhã desta sexta-feira (13), ele se transformou em símbolo da esperança à qual somos impelidos ao recordarmos o nascimento de Jesus Cristo. Afinal, prestigiado por autoridades civis e eclesiásticas, além de membros da imprensa e demais convidados, durante cerimônia realizada no Colégio Notre Dame Passo Fundo, o cântico fez marejar os olhos de quem vislumbra a possibilidade de, mais uma vez, congregarmo-nos para celebrar o Natal.

Para a retomada do espetáculo, soma-se às grandiosas apresentações tradicionalmente ocorridas diante do Colégio Notre Dame Aparecida e do Colégio Notre Dame Passo Fundo um show a ser protagonizado defronte à Escola Notre Dame Menino Jesus. Além dessa, outras inovações devem surpreender os espectadores que se reunirem nas praças localizadas nas proximidades de cada instituição de ensino, a fim de celebrar o sentimento que, conforme a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, mais nos faz semelhantes a Deus. “Deus nos criou por amor, com amor e para o amor. É a capacidade de amar que nos torna imagens de Deus”, enfatizou a religiosa, exprimindo o desejo de possibilitar, por meio da 16ª edição da Cantata, uma reflexão acerca das emoções que movem nossas ações. “Em um mundo que busca na guerra, no conflito e no ódio a solução dos seus problemas, a Cantata Natalina que ser o palco onde o amor seja a tônica. Queremos ser um contraponto à sociedade que busca no rancor, na ofensa e na polarização a forma de suprir seus anseios pessoais e ideológicos”, frisou.

É por ser imbuído de tal espírito, aliás, que o prefeito municipal de Passo Fundo, Pedro Almeida, exaltou o caráter formativo do espetáculo. “Um evento cultural como esse transcende a questão artística. Acaba envolvendo a comunidade de uma outra forma, pois é norteado pelo princípio da educação”, salientou.

Nesse mesmo sentido, o deputado estadual Mateus Wesp exaltou como as apresentações reforçam virtudes que permeiam os comportamentos e a cultura da sociedade brasileira. “Esses valores precisam ser constantemente materializados e nós observamos, talvez de forma ímpar, que esses valores se materializam pelo trabalho da Cantata”, afirmou o parlamentar.

A solenidade, à qual também compareceram os prefeitos municipais de Carazinho e Nova Boa Vista – respectivamente, Milton Schmitz e Daniel Thalheimer -, além do presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, Gio Krug, ainda introduziu as festividades alusivas ao centenário da presença Notre Dame no Brasil e, concomitantemente, do Colégio Notre Dame Passo Fundo – o qual será comemorado em 2023.

“Com alguns hábitos na bagagem e o carisma de proclamar a bondade e o amor providente de Deus no coração, as Irmãs de Notre Dame vieram ao Brasil em 1923. O grupo de missionárias alemãs chegou à Estação da Gare de Passo Fundo na madrugada fria de 07 de junho, começando a história que celebraremos com orgulho e alegria”, recordou Irmã Dirce.

Por sua vez, o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, enfatizou o valor das muitas mãos que, ao longo dos anos, se somaram às das religiosas para perpetuar a obra principiada com as Irmãs oriundas da Alemanha. “Iniciada há 99 anos, ela continua viva porque as pessoas envolvidas se empenharam em continuá-la, e o fizeram com sabedoria, com inteligência”, salientou ao dar sua bênção às celebrações.

16ª Edição da Cantata Natalina

Em frente ao Colégio Notre Dame Passo Fundo: 26 de novembro e 10 de dezembro
Em frente ao Colégio Notre Dame Aparecida: 03 de dezembro
Em frente à Escola Notre Dame Menino Jesus: 08 de dezembro