Atividades domiciliares em homenagem ao 97º aniversário do Colégio Notre Dame
5 de junho de 2020 Notícias, Portal , , ,
destaque matéria site

Tradicionalmente, a semana que antecede o aniversário do Colégio Notre Dame Passo Fundo – celebrado em 7 de junho – é permeada por ações que visam homenagear a instituição de ensino. Neste ano, em que a pandemia decorrente do novo coronavírus demanda o distanciamento social como medida protetiva, foi graças ao aporte tecnológico que a data foi comemorada. Afinal, as atividades pedagógicas, antes presenciais, tornaram-se domiciliares.

WhatsApp Image 2020-06-05 at 14.50.16 (2)As crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, conheceram e exercitaram o Hino das Escolas Notre Dame durante aula temática de Musicalização. Elas ainda observaram fotos antigas da instituição de ensino – a precursora entre as obras educacionais fundadas, no Brasil, pelas Irmãs de Notre Dame. Além disso, foram convidadas a, juntamente com seus familiares, prepararem um sonho – doce que representa o sentimento experimentado pelas religiosas vindas ao país, há quase um século, como missionárias. Por fim, os educandos entoaram a cantiga de “Parabéns” e elaboraram desenhos e acrósticos em homenagem aos 97 anos do educandário.

Os que compõem as turmas do Ensino Fundamental I, por sua vez, demonstraram seu afeto ao Colégio Notre Dame por meio de poemas e cartazes. WhatsApp Image 2020-06-05 at 14.50.16 (3)Eles também participaram de encontros virtuais com religiosas. Além de oportunizar que aprofundassem saberes sobre a espiritualidade de Santa Júlia Billiart – personalidade que inspira a atuação das Irmãs de Notre Dame, as reuniões possibilitaram que eles conhecessem curiosidades acerca da chegada das primeiras delas à cidade. Em outro momento, as crianças participaram de oficina culinária, durante a qual prepararam um bolo, a fim de festejar a data especial.

Já os estudantes do Ensino Fundamental II criaram uma linha do tempo, contemplando os fatos históricos do educandário, além de elaborarem uma brincadeira virtual, voltada aos educandos, compartilhada no perfil do Colégio no Instagram.

Por fim, aqueles matriculados no Ensino Médio confeccionaram cartazes e desenvolveram templates para publicação em mídias sociais, por meio das quais recordaram os bons momentos vivenciados ao longo de sua trajetória escolar. Os adolescentes participaram, ainda, de uma aula prática, na qual, juntamente com seus responsáveis, prepararam sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>