Ao comemorar 95 anos, Colégio Notre Dame reinaugura sua Capela
8 de junho de 2018 Notícias, Portal
IMG_7716

“Que esta Capela seja um sinal de Deus dentro da instituição de ensino. Que seja onde aprendamos, todos os dias, a amar ao próximo, como Jesus nos orientou. Que ela simbolize, sobretudo, o empenho e a dedicação com que as Irmãs de Notre Dame cumprem em Passo Fundo, há mais de nove décadas, sua missão na educação”. Ao abençoar a restaurada Capela do Colégio Notre Dame, nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (07), Padre Cassiano Pertile deu início às comemorações alusivas ao 95º aniversário da Inauguração da Capela Notre Dame (61)instituição de ensino.

Prestigiada por educandos e seus familiares, educadores, funcionários e religiosas, além dos envolvidos na reforma do espaço – realizada com o intuito de torná-lo ainda mais acolhedor -, a reinauguração foi planejada como uma das atividades alusivas ao jubileu, porque o local é um ponto de encontro para a comunidade educativa, como destaca a diretora escolar, Ir. Elci Favaretto. “Nesse local, ela se encontra para celebrar a fé e aprender mais sobre valores como a fraternidade, a solidariedade e o respeito. Isso contribui para a formação integral dos estudantes e representa uma característica do fazer pedagógico Notre Dame, nesses 95 anos de história em Passo Fundo”, afirma.

Inauguração da Capela Notre Dame (45)A data, ainda, foi celebrada, por crianças e adolescentes matriculados em todos os níveis de ensino, durante horas cívicas e apresentações artísticas.

Além disso, em alusão ao espírito com que as missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame se instalaram, em 1923, em Passo Fundo – fundando um dos pioneiros em educação religiosa privada do município -, a comunidade educativa foi presenteada com sonhos.

As comemorações, contudo, prosseguem nos próximos dias. Neste sábado (09), será realizado, no Gran Palazzo Centro de Eventos, o Jantar da Família Notre Dame. Já no domingo (10), a partir de Aniversário do Colégio Notre Dame (69)10h30min, acontece a cerimônia eucarística em Ação de Graças pelo aniversário, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Sobre o Colégio Notre Dame:

Em 07 de junho de 1923, instalavam-se no Brasil as missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame que instituiriam, no país, o serviço educacional preconizado por Santa Júlia Billiart. Vindas da Alemanha e dos Estados Unidos, ao desembarcar na estação férrea de Passo Fundo, as religiosas traziam consigo um sonho: o de atender à solicitação de Frei Jacob Höfer, que expôs à Superiora Aniversário do Colégio Notre Dame (1)Geral da Congregação a necessidade de ampliação do número de escolas e da fundação de internatos no interior do Rio Grande do Sul – já que, devido às grandes distâncias e ao difícil acesso, os estudantes não eram assíduos às aulas.

Motivadas por ele, fundaram o Colégio Notre Dame – a mais antiga instituição em atividade da Rede de Educação Notre Dame. Nascido como uma pequenina escola primária, na qual 17 alunas recebiam as primeiras lições, ao completar 95 anos, o Colégio possui uma área construída de 18.000 m² e atende a mais de 1700 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Veja mais fotos da reinauguração da Capela Notre Dame:

Veja mais fotos das atividades comemorativas: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>