Ações de sustentabilidade permeiam o cotidiano dos estudantes do Colégio Notre Dame
20 de maio de 2019 Notícias, Portal , ,
destaque site

Atividade inspirada em obra de Cacá Veríssimo incentivou a mudança de hábitos visando à preservação do planeta

Assim que a personagem Letrinha despontou nas escadarias do Auditório, todos os olhares voltaram-se para ela. Afinal, ansiosos pela sua chegada, os educandos matriculados do 1º ao 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame não escondiam a alegria em participar da ação alusiva à obra Planeta Terra: Um Tesouro em Nossas Mãos, de autoria de Cacá Veríssimo.

Colégio Notre Dame - Visita LetrinhaCom o propósito de incentivar a sustentabilidade, o encontro – promovido em consonância com o projeto que, neste ano, norteia o fazer educacional – inspirou as crianças a repensar as atitudes adotadas, dentro e fora do âmbito escolar, visando ao cuidado com o meio ambiente. Para isso, promovida em dois momentos da última terça-feira (14), a atividade recordou os principais aspectos do enredo, além de instigar os educandos a reconhecer as ações que podem ser adotadas no cotidiano, em prol da sustentabilidade ambiental, como a separação do lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis. Tudo isso de forma lúdica e interativa, graças ao convite da escritora para que a sua “mascote” – como Letrinha é carinhosamente chamada –conversasse com eles.

Colégio Notre Dame - Oficina Jardim VerticalO descontraído bate-papo, assim como a adoção da obra como norteadora de um projeto pedagógico, reflete os princípios da Rede de Educação Notre Dame, que elencam o cuidado com o meio ambiente como uma atitude a ser estimulada em todos os segmentos de ensino. Neste ano letivo, por exemplo, a oficina “O mundo das plantas em um jardim vertical”, ministrada pelo docente de Biologia, Ronaldo Neves, e destinada aos adolescentes matriculados no Ensino Médio, incentiva a consciência sustentável, pois oportuniza o cultivo de plantas ornamentais, como uma experiência de aprendizagem. “Estamos plantando samambaias e outros vegetais epífitos, com o objetivo de sensibilizar os estudantes a respeito das plantas presentes em um ecossistema urbano, criando um interesse maior pelas ‘coisas da natureza’ e, consequentemente, um maior zelo por ela”, pontua o educador.

Colheita - IntegralAs crianças matriculadas no Integral Notre Dame – Atividade Extracurricular oferecida em turno inverso ao ensino regular – também colaboram para atender as necessidades vegetais, a fim de que as hortaliças cultivadas na horta escolar se desenvolvam. Dessa maneira, a iniciativa favorece o cuidado com os elementos que compõem o meio ambiente, além de estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Afinal, como relata a coordenadora da Atividade, Raquel Revelhax de Souza, ao auxiliar no plantio e na colheita das frutas e verduras, assim como no preparo de receitas com ingredientes naturais, sua curiosidade acerca dos sabores é aguçada.

Mesmo além das tarefas letivas, a preocupação da comunidade educativa com o meio ambiente é verificada. A partir desta semana, por exemplo, a cantina escolar passou a comercializar café sem que seja necessário servi-lo em copo descartável. Ou seja, é possível adquirir somente a quantidade desejada da bebida, que será servida no copo ou na xícara do comprador. Dessa forma, além de receber um desconto no valor do produto, ele estará contribuindo para a redução da geração de resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>